Angra é uma banda brasileira de metal, formada na cidade de São Paulo em 1991, pelo vocalista e tecladista Andre Matos e os guitarristas Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, após os três se conhecerem na Faculdade Santa Marcelina, onde os três faziam faculdade de composição e regência. Andre Matos anteriormente havia feito parte do Viper (entre 1985 e 1990), mas deixou a banda por motivos pessoais, e Rafael Bittencourt fazia parte da banda Spitfire. Logo após entraram na banda os músicos Luis Mariutti (baixo), Marco Antunes (bateria) e Andre Linhares (guitarra).
O início e Angels Cry (1991-1994)
A banda Angra foi formada por Rafael Bittencourt e Andre Matos com a proposta de fundir a agressividade do Heavy Metal, os rítmos étnicos brasileiros e a sofisticação da música erudita. Na época, André Matos foi quem trouxe os contatos com o empresário Antônio Pirani,então proprietário da revista Rock Brigade e do selo Rock Brigade Records, por volta de 1991 no auge do estilo power metal. Rafael, que estava retornando dos Estados Unidos, resolveu montar uma super banda com músicos conhecidos na faculdade Santa Marcelina como o vocalista Andre Matos. Os músicos Andre Linhares (guitarra), Luís Mariutti (baixo), e Marco Antunes (bateria) completaram a banda, mas após algum tempo Andre Linhares deixou a banda e André Hernandes o substituiu, pouco depois Kiko Loureiro assumiu o lugar de Andre Hernandes. A idéia era aproveitar a onda do power metal (ou metal melódico como o gênero ficou conhecido no Brasil) que estava bastante popular na Europa, Japão e no Brasil graças a nomes como Helloween e Gamma Ray.
O quinteto ensaiou praticamente por um ano para lançar sua primeira demo tape, intitulada Reaching Horizons em 1992. Ainda desconhecidos do grande público, o Angra assinou com a JVC e viajou para o Japão para gravar seu primeiro álbum de estúdio, Angels Cry. Angels Cry obteve boa repercussão tanto no Brasil como no exterior (principalmente no Japão, onde ganhou disco de ouro[3]). O álbum apresentava uma mistura de heavy metal e música clássica, sonoridade que marcou o estilo da banda.[4] Pouco antes das gravações do álbum, Marco Antunes deixou a banda, o que fez com que a bateria fosse gravada por Alex Holzwarth. Em seguida, Ricardo Confessori assumiu as baquetas do Angra.[5]
Em 1994, Angra abriu para o AC/DC no Brasil e foi convidado para a inauguração da versão brasileira do festival Monsters of Rock, dividindo palco com o KISS, Black Sabbath e Slayer. Após o festival, a banda embarcou em o que seria uma turnê muito bem sucedida no Brasil a Angels Cry Tour, o que eventualmente acabou na Europa em 1995. O tecladista em toda a turnê foi Fabio Ribeiro.
Membros atuais
Rafael Bittencourt - guitarra rítmica & solo (1991-atualmente)
Kiko Loureiro - guitarra solo & rítmica (1991-atualmente)
Felipe Andreoli - baixo (2001-atualmente)
Ricardo Confessori - bateria, percussão (1993-1999; 2009-atualmente
Membros anteriores
André Linhares - guitarra solo & rítmica (1991)
André Hernandes - guitarra solo & rítmica (1991-1992)
Marco Antunes - bateria, percussão (1991-1993)
Andre Matos - vocais, teclados, piano (1991-2000)
Luís Mariutti - baixo (1991-2000)
Aquiles Priester - bateria, percussão (2001-2007)
Edu Falaschi - vocais, violão (2000-2012)
DOWNLOAD DIRETA ABAIXO:
DOWNLOAD DIRETO
ótimo
ResponderExcluirÓtimo, valeu!
ResponderExcluirbaita blog, bem completo e organizado.. vlw mesmoo abraço
ResponderExcluirTenho quatro álbuns de estúdio do Angra. Ainda vou ter todos. Uma das melhores bandas da história, não apenas do power metal, mas do metal em geral.
ResponderExcluiro kiko loureiro já não saiu da banda?
ResponderExcluirVALEU
ResponderExcluirComo eu gostaria de ver o Kiko Loureiro tocando novamente os solos emocionantes do Angra
ResponderExcluirMassa ' todos os site de musicas eram.pra ser assim
ResponderExcluirTOP demais !! RIP ANDRE MATOS CARRY On!!
ResponderExcluirLa mejor banda de power...! desde argentina. SALUDOS
ResponderExcluir